AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: REFLEXÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Edilmar Borges Fonseca, Josenilton Nunes Vieira

Resumo


Este artigo aborda a problemática da avaliação do ensino-aprendizagem refletindo sobre aspectos teóricos e práticos envolvidos nesta dimensão do processo pedagógico que se realiza nas instituições de ensino. Ele resulta de um estudo sobre as diferentes concepções que norteiam o ato de avaliar em uma instituição de ensino superior responsável pela formação de educadores na região Norte da Bahia. A partir de um estudo bibliográfico identifica diferentes tipos de avaliação, verificando suas semelhanças com as concepções e práticas avaliativas vivenciadas pelos docentes e discentes do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas III, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Fez-se o levantamento de dados empíricos através de entrevistas com um grupo composto de oito pessoas, sendo elas professores e estudantes integrantes desta comunidade acadêmica. A análise dos resultados mostra que, embora a instituição pesquisada seja considerada uma referência regional, no aspecto das inovações pedagógicas, em suas práticas avaliativas convive elementos que caracterizam as concepções conservadoras e inovadoras de avaliação, demonstrando um conflito velado, marcado por contradições entre tendências teóricas conflitantes do ponto de vista metodológico e de formação da pessoa humana.


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