Apresentação do Evento

Ricardo Bitencourt

Resumo


O I Seminário Multidisciplinar sobre Games no Vale do São Francisco foi um trabalho realizado por diversas frentes. Independentemente da idade, o evento foi um sintoma de algo latente na região que é a vivência da cultura do game no cotidiano. A academia, com a responsabilidade que tem, proporcionou apenas um momento de encontro entre todos estes para apresentar estratégias de uso do game para a melhoria da qualidade de vida em sociedade.

Não são apenas de jogos. Estamos falando de uma ecologia criativa que permeia a cultura, educação, economia e compõe todo um sistema de aprendizados que rompe com a verticalidade e o encaixotamento dos saberes. Daí, temos o primeiro produto desse encontro que é o revisitar do próprio evento: Porque que pensar Multidisciplinarmente? A disciplina nos disciplina a ver o mundo por um enquadramento que logicamente é desconcertado pela amplitude das referencias que o jogar pode nos proporcionar.

Nesses Anais, temos um resumo de tudo que foi apresentado durante o evento. Pesquisadores, universitários e estudantes secundaristas puderam ter um espaço para divulgação de seus pensamentos e trabalhos que são interfaceados pelos games.

Nos três dias não tivemos encontros de disciplinas, mas sim de saberes que percorriam distintos caminhos de conhecimento que tinham como referencia nossos sentimentos em situação de jogo: engajamento, habilidade, desafios, objetivos, regras e, especialmente, prazer.

Por fim, chega-se a conclusão de que o evento é apenas um começo, uma sinalização de que muito mais ainda precisa ser discutido, implementado e refletido.

Agradecemos a todos e todas, humanos e não humanos, por todo o empenho em realizá-lo e espera ansiosamente a realização da sua segunda edição.

Que continuem os jogos!

 

Ricardo Bitencourt

Comissão Organizadora

 


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .