EVIDENCIAÇÃO CONTÁBIL DE ENTIDADES DE TERCEIRO SETOR: UMA ANÁLISE DA CONFORMIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA JUNIOR ACHIEVEMENT DE SANTA CATARINA (JASC)

Lucas Tarcísio Goulart, André Bitencourt Fernandes, Sandro Vieira Soares, Maria Denize Henrique Casagrande, Jacir Leonir Casagrande

Resumo


As entidades de terceiro setor não apresentam fins lucrativos, necessitando de uma iniciativa privada, objetivando permitir ações que possam atender comunidades ou o público em geral. Estas instituições possuem várias características, estabelecendo com principais as associações, as fundações e as entidades religiosas, essas atuam nas áreas da saúde, educação e inclusão social. A associação tem como principal característica ser uma organização de pessoas com um objetivo em comum e sem fins econômicos e lucrativos. Este trabalho busca analisar o grau de conformidade das demonstrações contábeis da associação Junior Achievement de Santa Catarina com as normas contábeis elaboradas paras as entidades de terceiro setor. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso baseado principalmente em pesquisa documental. Com a verificação das normas contábeis foi elaborada uma lista de aspectos que se referem a itens de verificação de conformidade para que fossem verificados na evidenciação contábil da entidade associativa analisada. Os dados utilizados foram as demonstrações contábeis dos anos de 2014, 2015 e 2016 e o estatuto social de 2016 da JASC coletadas diretamente da home page da associação e sendo que o restante foram a partir de consulta com representantes da entidade. Os resultados apresentaram um nível geral de conformidade das demonstrações contábeis de aproximadamente 66%, confirmando a necessidade de aprimorar a evidenciação contábil em relação as normas correspondentes às associações.


Texto completo: ARTIGO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .