AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA: UMA ANÁLISE SOBRE OS RESULTADOS DO IDEB E A VISÃO DOS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO/PE.

Stéfanny Barbara J Ferreira, Nádia dos Santos Ferreira, Marcelo Henrique Pereira dos Santos, Edilson Pinheiro Araujo

Resumo


O presente trabalho procura discutir sobre as avaliações externas, e tem como objetivo apontar de que modo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é percebido pelos gestores de escolas públicas na cidade de Salgueiro-PE, estabelecendo uma relação entre a percepção e os resultados do IDEB. Os dados iniciais trabalhados nesta pesquisa já existem, porém precisam ser analisados frente à realidade cotidiana do âmbito escolar, estabelecendo uma relação entre a percepção dos gestores e os resultados divulgados. Uma reflexão necessária para desenvolvimento da temática indaga se os resultados das avaliações externas é fator intrínseco na qualidade da educação na percepção dos gestores escolares e se tais resultados conseguem demonstrar o real contexto educacional do município de Salgueiro? Grande parte das vezes, as avaliações educacionais são vistas como dados produzidos pela hierarquia do sistema educacional, como algo alheio ao âmbito escolar.  A pesquisa tem caráter descritivo, o desenvolvimento metodológico da investigação e apresentação da temática, tem como base a compilação dos dados do rendimento dos alunos do ensino fundamental da rede de ensino municipal de Salgueiro- PE, no IDEB dos anos de 2009 a 2015; e a realização de entrevistas com os diretores visando compreender as impressões da gestão escolar sobre os resultados do IDEB. Os resultados apontam que na percepção dos gestores, o IDEB é insuficiente para refletir e subsidiar as práticas nas instituições educacionais municipal, porém é um importante instrumento de monitoramento e avaliação da rede de ensino.

 


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