UMA APRECIAÇÃO DA RELAÇÃO DE GASTOS EM POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO E AS SUAS IMPLICAÇÕES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA, PERNAMBUCO

José Diêgo Lima do Nascimento, Edilson Pinheiro Araujo

Resumo


A análise deste trabalho tem como objetivo averiguar a relação entre gastos públicos em educação e a sua eficácia quanto ao desenvolvimento socioeconômico no município de Serra Talhada, Pernambuco, com base em diversas literaturas, em especial, o Sumário Executivo. O presente artigo trata das relações de estratégias governamentais para a promoção social e a sua eficácia. Utilizou-se o método de revisão de literatura, sendo configurado o estudo relacionado à avaliação de desempenho, apreciando designadamente a mensuração de eficiência dessas políticas por meio da fronteira de produção estocástica. Por meio da aplicação de ferramentas metodológicas, constatou-se a necessidade em debater fatores de eficiência e/ou ineficiência com que são utilizados os gastos públicos para o desenvolvimento local. Os resultados alcançados corroboram para a observação de que uma gestão desestruturada e descentrada em projetos basilares não instituem em seu escopo, metas alcançadas e minimização dos custos, comprometendo a qualidade de bem estar social, embora que os efeitos de políticas de investimento em educação ainda não possuem significância evidente em relação ao município analisado, visto a indisponibilidade em tratar os dados por conta da quantidade ainda insuficiente de dados para apreciação.


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