A Abordagem Etnográfica em Pesquisas no Campo da Administração: Considerações e Controvérsias

Marcio Ferreira Araujo Silva

Resumo


As pesquisas no campo da Administração têm se valido cada vez mais de abordagens e métodos qualitativos, em função, dentre outras coisas, dos continuados processos de transformação da sociedade e do dinamismo que os mercados têm imposto às organizações. Nesta perspectiva, este estudo tem por objetivo discutir o uso da pesquisa de abordagem etnográfica no campo da Administração, nas subáreas do marketing e de estudos organizacionais, como estratégia de levantamento de dados qualitativos para compreensão dessa dinâmica, fazendo-se considerações sobre possíveis controvérsias existentes na sua efetiva aplicação. Para tal o trabalho utiliza, a título de ilustração, estudos teórico-empíricos que abordam questões ligadas às práticas de diversidade, valendo-se do método etnográfico ou adaptado da etnografia, assim como apresenta questões levantadas por autores a respeito do uso por vezes equivocado da técnica em pesquisas e investigações. Neste contexto o artigo visa contribuir para o debate sobre o uso da etnografia (adaptada ou não) como estratégia de pesquisa no campo da Administração.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .