O IMPACTO DOS ATACAREJOS NOS INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS DOS SUPERMERCADOS VAREJISTAS DO MUNICÍPIO DE PETROLINA-PE

Renato Almeida Souza, Ricardo Ferreira da Costa

Resumo


Os atacarejos vem expandindo em número de lojas no Brasil, principalmente nas duas últimas décadas, onde se projeta uma perspectiva de crescimento no futuro. No entanto, esse formato de supermercados, que comercializa tanto no atacado quanto no varejo, exerce uma concorrência direta com os microempresários dos supermercados varejistas. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal analisar se houve impacto nos indicadores econômico-financeiros das ME varejistas do segmento de supermercados em Petrolina-PE. O estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo e utiliza uma abordagem qualitativa para uma amostra aleatória de 42 ME do segmento de supermercado varejistas localizadas no município de Petrolina-Pernambuco. Nesse sentido, o presente estudo inicialmente realiza uma análise de conteúdo documental a partir da coleta de dados dos balanços patrimoniais e das Demonstrações de Resultado do Exercício e calcula os índices de liquidez e rentabilidade das ME incluídas na amostra, verificando a evolução de tais índices com a instalação de 5 lojas de atacarejos a partir de 2011 e outras duas anterior a 2011. Em seguida, no estudo qualitativo, foi aplicado um questionário semiestruturado em escala Likert, para a análise da percepção dos gestores e confirmação da influência dos atacarejos nos indicadores econômico-financeiros das empresas analisadas. Os resultados obtidos na análise dos indicadores econômico-financeiros, demonstram uma redução superior a 10% nos índices médios de liquidez e de rentabilidade das ME do supermercado varejista de Petrolina-PE, logo após o início das atividades da maioria das lojas de atacarejos instaladas na região a partir de 2011. Os resultados da análise qualitativa confirmam a influência dos atacarejos na redução dos indicadores econômico-financeiros, na visão dos gestores das empresas analisadas e evidenciam a importância de tais indicadores na gestão empresarial das ME do supermercado varejista. 


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