O Design Didático da Atenção do Estudante Mediada por Dispositivos Móveis

Ricardo José Rocha Amorim, Thomas Rabelo, Dinani Gomes Amorim, Hudson Philipe

Resumo


Este trabalho propõe a integração de recursos tecnológicos digitais em sala de aula na criação de um ambiente para facilitar a comunicação dialógica entre professor e alunos no sentido de favorecer a atenção dos mesmos. Neste caso, a atenção é vista a partir de uma abordagem histórico-cultural, requerida em sala de aula e caracterizada pelo ato de prestar atenção. Para isso, utilizam-se softwares compatíveis com as especificações de metadados educacionais IMS-LD e IMS-QTI no planejamento didático e na elaboração de questionários de avaliação necessários para a realização das atividades de ensino e aprendizagem nesta perspectiva. Neste caso, a taxonomia de Bloom é considerada como base na definição dos objetivos pretendidos da aprendizagem no âmbito cognitivo. Demonstra-se que tal ambiente pode ser construído com base na interação entre professor e alunos mediada por dispositivos móveis e computador.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .